terça-feira, 15 de agosto de 2017

O intolerante

                                                                                                                           (Imagem: Reprodução)
                                                                                         
Intolerante é quem não coloca-se no lugar do outro e avalia tudo tendo a si mesmo como a única referência possível. Quase sempre a intolerância vem acompanhada da arrogância e da impaciência. 

Definitivamente, não sou intolerante, mas conheço uns belos exemplos, infelizmente. Lidar diretamente com gente intolerante é tarefa difícil. Quando menos esperamos, tornamo-nos suas vítimas. Se também são agressivos ou ciumentos (ou as duas coisas juntas), o perigo ainda é maior. É preciso cautela, jogo de cintura e alguma esperteza para livrar-se de suas armadilhas.

O intolerante não espera., não pondera, não quer saber de desculpas. Ele quer e pronto. E do jeito dele. Diz que ninguém o apoia, que trabalha com carga maior do que pode aguentar, e culpa Deus e o mundo. E se tivermos por perto... Adivinha? Sobra tudo para nós... Viramos os vilões da história e ele a vítima.

O intolerante esperneia. Faz-se notar. Fala palavrões para recriar a cena. É dramático. Tem pavio curto. Algumas vezes, até produz, mas se aparecer qualquer obstáculo... Começa a ladainha! O intolerante é, eminentemente, chato.

Você deve conhecer pessoas assim e deve estar pensando nelas nesse instante. Lamento, mas você não está só. Intolerantes estão espalhados pelos quatro cantos do mundo...

Mas se você estiver se reconhecendo como um intolerante, lamento ainda mais. Entretanto, já considero um bom começo perceber o problema, para combatê-lo. Porque ser intolerante é, sem dúvida, um grande problema, tanto para si mesmo, como para toda a sociedade. Ninguém merece conviver com pessoas assim!

A saída é exercitar a paciência, o autocontrole, a disciplina e o equilíbrio emocional. Sinal de maturidade.

Pessoas equilibradas deveriam povoar o mundo...

                                                                                                                   (Créditos na imagem/Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.