quarta-feira, 8 de março de 2017

No Dia Internacional das Mulheres, um recado para os homens

#8m(Foto: Clara Averbuck)

Dia Internacional das Mulheres, um dia de reflexão para toda a sociedade. Não percamos a oportunidade.

(Por Clara Averbuck)

“Agora eu quero falar com os homens.

É o seguinte: nós sabemos que vocês foram criados numa lógica machista que ensinou a diminuir as mulheres. Nós sabemos que foram ensinados a julgar nossos corpos, nossa conduta, nossos posicionamentos e nossas palavras. Nós sabemos de tudo isso.

Só que o mundo está mudando e vocês estão perdendo o bonde da história. Essa argumentação não cola mais a partir do momento em que começamos a falar e vocês se recusam a escutar. Quando vocês só entendem o horror da violência ao pensar que poderia ser sua filha, poderia ser sua mãe, poderia ser sua irmã. Poderia, cara, poderia, mas não é, é outra mulher. E todas as mulheres, pasmem, são seres humanos pensantes iguaizinhos a você, com as mesmas capacidades. Pessoas. Incrível, né? Mulher é gente.

Então, de vocês, sabe o que eu quero hoje? Que escutem. Que leiam. Que parem. Que pensem. Que falem com os outros homens. Que não tenham medo de FALAR ENTRE VOCÊS sobre os números absurdos de violência e desigualdade, que não tenham medo de chacota dos outros machos. Quer ser um aliado? Pois seja. Peite o erro. Peite o discurso cagado. Compre a briga. Mas tem que comprar de verdade, de nada nos serve comprar o discurso e não aliar à prática.

Nós precisamos de vocês, sim. Precisamos que conversem uns com os outros e revejam os conceitos de masculinidade, de macheza, do que significa "ser homem", da violência, da posse, da dominação que acaba em morte inclusive pra vocês.

Hoje é dia de ouvir as mulheres. Tenho certeza que vocês conseguem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.