quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Profissional diferenciado

catracas

Não sabemos nos virar sem a presença de quem nos faz falta! É incrível como somos dependentes, muitas vezes sem perceber, daqueles em quem podemos confiar… Sabemos que vão dar conta e cobramos que estejam lá ou aqui perto. Então eles não podem se ausentar!

Folga? Nem  pensar. Falta? Nunca. Ficar doentes? Não. Não têm esse direito. Precisam estar ali, a postos, pois contamos com eles. É o pagamento que recebem por serem tão essenciais. Muita ingratidão!

Não percebemos, mas damos tratamento diferenciado (e mais rigoroso) com quem nos faz falta. Nem sequer podem atrasar, pois logo notamos e cobramos. Outros, tantas vezes, nem damos conta da sua ausência… Quase descartáveis. Pedem abono: beleza! Faltas, atestados, férias inteiras e a gente mal sente falta. Afinal, não contribuem. Não somam. Não dão de si.

Mas, com os que contamos, a situação é bem outra. Uma injustiça é, então, cometida! Ao invés de serem recompensados, são mais cobrados!

Mas o que eles sentem? Será que percebem esse tratamento diferenciado? Por que se submetem?

Claro que percebem, mas continuam trabalhando e se dedicando com afinco, porque dão o melhor de si em tudo que fazem, independente de onde estejam ou de que função desempenhem. O seu compromisso é consigo mesmo. Não sabem fazer diferente. Só sabem ser bons profissionais. Ainda bem!

Precisamos estar mais atentos com este nosso comportamento de dependência e o que fazemos ao outro, por causa dele. Reconhecimento não faz mal a ninguém! (E não estou falando de presentinhos e homenagens.) Estou falando do dia a dia: consideração, remuneração adequada, tarefas coerentes com a função, sem exploração, com  demonstração de respeito e alguma recompensa possível.

Estimular o profissional é inteligente e técnica gestora produtiva. Existe algo mais do que apenas investir na formação técnica… Concessões podem abrir mais algumas portas e trazer, ainda mais, melhores resultados. Fidelidade, por exemplo.

É bom termos por perto profissionais que fazem a diferença, pessoas em quem podemos confiar, nossos braços direitos, mas que eles gostem de trabalhar conosco e queiram ficar…

Afinal, respeito e reconhecimento merecidos são bons e todo mundo gosta.

Porque, ao contrário, um dia, quem sabe, eles cansem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.