domingo, 21 de agosto de 2016

Rio 2016, a hora da despedida

Cristo(Foto: Reprodução)

Está chegando ao fim… Impossível parar o tempo. Faltam apenas algumas horas para o fim do maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Brasil fez bonito dentro e fora das quadras, campos, piscinas, tatames. Fizemos do nosso jeito e demos o nosso recado para o mundo. Podemos! Fomos capazes. Com louvor.

A ousadia de um Presidente que acreditou e tornou possível realizar o sonho, tempos depois, em período político conturbado. Tantos disseram que não seria possível! Que não seria viável! Sempre a turma do meio copo vazio com seu discurso destrutivo e descartável... Sinto muito, mas no meu mundo não há espaço para eles.

Como carioca, conheço o poder, o talento e a capacidade dos meus conterrâneos. Sempre soube que mandariam muito bem.

O primeiro “ensaio” foi o PAN, de 2007, no qual estive presente e, de perto, testemunhei a eficiência na organização do evento e na festa em que se transformou a cidade. A realização do PAN  mostrou como o Rio poderia ser um grande anfitrião!

DSC06755(Foto: Gustavo Pazito)

E não deu outra. Mais uma vez, estive lá, como testemunha ocular, participante ativa (e das mais animadas), transitando de transporte público, assistindo a alguns jogos, frequentando arenas, Zona Sul, Zona Norte, Centro. E não me venham com chorumelas e mimimis! Fizemos bonito sim. Segurança do Exército e de todas as polícias espalhadas pela cidade. Clima de confraternização e troca de experiências por todos os cantos.

IMG_0077(Foto: Maria Clara Pazito)

Andei de metro, num vagão, que mais parecia conferência da ONU! Não tem preço! Pude oferecer ao meu filho, que ama o esporte como eu, esta rica experiência, que deixa como legado respeito, garra, determinação, ética e amor entre os povos e ao seu país.

Sabe aquele sentimento de missão cumprida? Pois é este que sinto agora, como uma verdadeira anfitriã.

IMG_0090(Foto: Maria Clara Pazito)

Nos Jogos Olímpicos, competir é muito mais do que colecionar medalhas! É estar presente. É fazer história. É representar o seu país. É saber que deu o seu melhor. É continuar…

IMG_0132

Parabéns a todos os atletas participantes desta Olimpíada que teve a nossa cara, a nossa bossa, o nosso jeito brejeiro de fazer acontecer!

E boa viagem de regresso.

Adeus, Hasta la Vista, Au Revoir, Arrivederc, La revedere, Auf Wiedersehen, Tot ziens, Hejdå, Farvel, Totsiens, Do svidaniya/ До Свидания, Do zobaczenia, Doviđenja, Sbohem, Nasvidenje, Sayōnara / さようなら, Zài jiàn / 再见, Annyeong / 안녕, Namaste, Ma'a as-salaama, Goodbye…

(Fonte: http://pt.wikihow.com/Falar-Tchau-em-V%C3%A1rios-Idiomas)

IMG_0096(Foto: Maria Clara Pazito)

Daqueles momentos que a gente nunca vai esquecer…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.