quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Credo da Paz

Garota-Respirando-Amor_1400x1050(Imagem: Reprodução)

Sou Responsável pela Guerra ou pela Paz!

Sou responsável pela Guerra...

1 Quando orgulhosamente faço uso da minha inteligência para prejudicar o meu semelhante.
2 Quando menosprezo as opiniões alheias que diferem das minhas próprias.
3 Quando desrespeito os direitos alheios.
4 Quando cobiço aquilo que uma outra pessoa conseguiu honestamente.
5 Quando abuso da minha superioridade de posição privando outros de sua oportunidade para progredir.
6 Se considero apenas a mim próprio e a meus parentes pessoas privilegiadas.
7 Quando me concedo direitos para monopolizar recursos naturais.
8 Se acredito que outras pessoas devem pensar e viver da mesma maneira que eu.
9 Quando penso que sucesso na vida depende exclusivamente do poder da
fama e da riqueza.
10 Quando penso que a mente das pessoas deve ser dominada pela força e
não educada pela razão.
11 Se acredito que o deus de minha concepção é aquele em que os outros
devem acreditar.
12 Quando penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde ele tem de viver.

Sou responsável pela Paz...

1 Se direciono correta e construtivamente os poderes da minha mente.
2 Se concedo ao meu semelhante o direito pleno de se expressar, de acordo com o seu próprio entendimento das verdades da vida.
3 Se reconheço que os meus direitos cessam quando se iniciam os direitos de outros, e aceito isso como um mínimo indispensável de disciplina.
4 Se faço uso dos poderes interiores para criar as minhas próprias oportunidades.
5 Se consigo promover a evolução dos que me cercam, sem considerar ameaçada a minha posição, e entendo que esta é a minha maior fonte de sucesso.
6 Se compreendo que as Leis Divinas diferem das criadas pelo Homem, e que nenhum direito divino especial é concedido a alguém unicamente por seu berço.
7 Se reconheço que os recursos naturais devem servir indistintamente a todas as formas de vida, e que não me cabem direitos exclusivos sobre eles.
8 Se compreendo que nada é mais livre do que o pensamento e que o pensamento construtivo transforma o Homem, direcionando-o à sua verdadeira meta.
9 Quando sinto que toda felicidade depende do simples fato de existir... de estar de bem com a vida.
10 Se percebo que todo ser humano pode vir a ser um grato amigo, quando
convencido pela argumentação sincera.
11 Se considero que "a Alma de Deus adquire personalidade no Homem", e
que este só pode conceber Deus a partir de sua própria percepção da Divindade.
12 Se reconheço a mim e ao meu semelhante como partes integrantes do universo e que a cada um cabe a busca do lugar onde melhor possa servir.

Se estou em paz, eu promovo a paz dos que me cercam. Por sua vez, eles promovem a paz daqueles que estão à sua volta e que também farão o mesmo. Então, a paz começa por mim! E sem ela não pode haver a necessária transformação social.

(Recebido sem menção da autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.