quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Viva o samba!!!

Dia do Samba(Ilustração: Leandro Vieira)

O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro, quando se celebra esse ritmo musical criado no Brasil e que é tido como forma de expressão em diversas regiões. É conhecido mundialmente como símbolo da música brasileira.

Apesar de ser extremamente popular em muitas regiões brasileiras, como Bahia e São Paulo, a origem do samba está muito ligada ao Rio de Janeiro, onde nasceu por volta do final do século XIX e começo do século XX.

Era uma dança de escravos que misturaram suas danças com os ritmos regionais do maxixe, xote, entre outros, criando o samba carioca.

 

Origem do Dia do Samba

A data de 2 de dezembro foi escolhida como o “Dia do Samba”, pois foi nesse dia que o famoso compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história, visitou pela primeira vez Salvador, na Bahia.

O então vereador Luis Monteiro Costa propôs homenageá-lo, celebrando o Dia do Samba nesta data no calendário regional, que com o passar dos anos acabou se tornando uma comemoração a nível nacional.

 

Tipos de samba:

Samba enredo - com origem no Rio de Janeiro, na década de 30, é um samba que determina o ritmo dos desfiles das escolas de samba, e aborda temas sociais e culturais.

Samba de partido alto - é um samba de origem pobre, que tenta demonstrar a realidade de regiões carentes. Seus principais compositores são Moreira da Silva, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

Samba Pagode - um dos ritmos. dentro do samba. que mais fazem sucesso. Surgiu no Rio de Janeiro, nos anos 70, com letras românticas e ritmo repetitivo. Tem como principais representantes: Fundo de Quintal, Raça Negra, Só Pra Contraria, entre outros.

Samba canção - com origem na década de 20, tem como característica ritmo lento e letras românticas.

Samba carnavalesco - são as famosas marchinhas que embalavam os carnavais antigos e bailes típicos.

Samba exaltação - esse tipo de samba trazia um saudosismo com letras que mostravam as maravilhas brasileiras, junto com acompanhamento de orquestra.

Samba de breque - tipo de samba que tem interrupções para comentários no meio da música, com temáticas críticas ou humorísticas.

Samba de gafieira - com origem nos anos 40, tem ritmo rápido e forte com acompanhamento, muito comum em danças de salão.

Sambalanço ou Samba Rock - Com influência do jazz, surgiu entre as décadas de 50 e 60 e embalou boates em São Paulo e Rio de Janeiro. Tem como principais representantes: Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e, mais recentemente, Seu Jorge.

(Fonte: http://www.calendariobr.com.br/dia-nacional-do-samba)

curto samba

Verdade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.