quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia do Silêncio

Hoje é o Dia do Silêncio. E para lembrar da sua importância, compartilho o texto de Renata Finholdt*, publicado originalmente no site familia.com.br, que tem tudo a ver com a data e nos dá umas ótimas dicas!

Leiam e aproveitem!

silêncio3(Foto: Reprodução)

“Um antigo provérbio chinês já dizia: “A palavra é prata, o silêncio é ouro.”

Muitas e muitas vezes, não há palavras que possam dizer mais do que o simples e tão escasso silêncio. Ele nos faz pensar, meditar e porque não, sentir. É no silêncio que conseguimos colocar nossos pensamentos e ideias em ordem. É no silêncio que nossa mente vagueia e sonha acordada, planejando e fantasiando.

Um filósofo americano, William James, ensinou certa vez que é preciso exercitar o silêncio. Ele disse:“O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.” Nos dias de hoje, as pessoas ao redor do mundo andam tão apressadas que não dão valor à paz, ao sossego e à tranquilidade que essa ausência de som proporciona.

Tente praticar este exercício em alguns momentos de seu dia a dia:

  • Ao invés de ligar o rádio quando entrar no carro, deixe-o desligado, principalmente, se estiver em meio a uma estrada. Aproveite o som do ambiente. Mas e quando o trânsito das grandes cidades por si só já quebram a barreira do silêncio? Procure o seu silêncio, desligue-se do exterior e apenas se ouça.

  • Deixe a televisão ou rádio desligados por um certo período do dia, essa ausência de ruídos faz bem a mente, acalma.

  • Em seu momento de exercícios físicos diários, procure se distanciar dos fones de ouvido, novamente, essa é uma oportunidade de se encontrar com o seu silêncio.

  • Antes de dormir, ao se deitar, apague as luzes e desligue tudo, apenas sinta este momento de paz e tranquilidade, também, aproveite para relaxar seu corpo e mente. Concentre-se no silêncio do ambiente e sinta cada parte do seu corpo. Medite!

Vale a pena praticar o exercício do silêncio quando de sua boca estiver prestes a sair palavras que não edificam, que não ajudam ou qualificam, algumas palavras valem muito menos que o silêncio. Cuide, porque, como diz o provérbio, em algumas situações o silêncio vale ouro.

  • Alguns sentimentos podem ser expressos em silêncio, por um gesto, um olhar, preste atenção nas maneiras de demonstrar suas emoções.

Aproveite e descubra-se, aprenda a apreciar o silêncio e os benefícios que ele pode trazer. Muitos povos orientais conhecidos pela prática da meditação, fazem-na em silêncio, pois é neste cenário que conseguem encontrar a paz na mente e no coração, que é tão preciosa e tão escassa no mundo onde vivemos.

Encontre paz, encontre seu silêncio e viva melhor.”

(*Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos, com enfâse em treinamentos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.