quinta-feira, 19 de março de 2015

Sem pontuação (Parte 2): O fim do movimento – Empregos da vírgula

Vírgula1

A vírgula é, sem dúvida, uma grande negociadora.

Convencê-la a encerrar o movimento grevista não foi tarefa fácil. Empoderada pelo apoio dos aliados, os demais sinais de pontuação, a vírgula fez algumas exigências.

A primeira delas foi que eu continue sendo uma ativista da Língua Portuguesa! Aceitei com prazer. É a minha vida...

A segunda: nunca mais me referir a ela como “confusa” ou “complicada”. (Aí vai ser um pouco mais difícil, mas me esforçarei...)

E, finalmente, conceder-lhe direito de resposta, através da inclusão, neste post, das regras gramaticais do uso correto das vírgulas. Topei. Achei justo.

E a greve chegou ao seu final, como vocês perceberam, com todos os pontos nos seus devidos lugares.

vírgula

Cumprindo determinação e para quem ainda tem dúvidas... (Aconselho salvar nos favoritos para consultar sempre que precisar.)

A vírgula, em pessoa, agradece.

dicas da língua portuguesa

Vírgula - Emprega-se a vírgula:

a) para separar termos coordenados, ainda quando ligados por conjunção (no caso de haver pausa).
"Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado" [MA.1, 48].
- "Ah! brejeiro! Contanto que não te deixes ficar aí inútil, obscuro, e triste" [MA.1, 93].
OBSERVAÇÃO: Na série de sujeitos seguidos imediatamente de verbo, o último sujeito da série não é separado do verbo por vírgula:
Carlos Gomes, Vítor Meireles, Pedro Américo, José de Alencar tinham-nas começado [CL.1, I, 102].

b) para separar orações coordenadas aditivas ainda que sejam iniciadas pela conjunção e, proferidas com pausa.
"Gostava muito das nossas antigas dobras de ouro, e eu levava-lhe quanta podia obter" [CL.1, I, 53].
"No fim da meia hora, ninguém diria que ele não era o mais afortunado dos homens; conversava, chasqueava, e ria, e riam todos" [CL. 1, I, 163].

c) para separar orações coordenadas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa:
Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo.
OBSERVAÇÃO: Vigora esta norma quando ou exprimir retificação:
Teve duas fases a nossa paixão, ou ligação, ou qualquer outro nome, que eu de nome não curo [MA. 1,52].
Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.

d) nas aposições, exceto no especificativo:
"ora enfim uma casa que ele meditava construir, para residência própria, casa de feitio moderno..." [MA. 1, 238].

e) para separar, em geral, os pleonasmos, e as repetições (quando não têm efeito superlativamente).
"Nunca, nunca, meu amor!" [MA. 1, 55].
A casa é linda, linda.

f) para separar ou intercalar vocativos; nas cartas a pontuação é vária (em geral, vírgula), e na redação oficial usam-se dois pontos.

g) para separar as orações adjetivas de valor explicativo:
"perguntava a mim mesmo por que não seria melhor deputado e melhor marquês do que o lobo Neves, - eu, que valia mais, muito mais do que ele, - ..." [MA. 1, 137].

h) para separar, quase sempre, as orações adjetivas restritivas de certa extensão, principalmente quando os verbos de duas orações diferentes se juntam:
"No meio da confusão que produzira por toda a parte este acontecimento inesperado e cujo motivo e circunstâncias inteiramente se ignoravam, ninguém reparou nos dois cavaleiros..." [AH. 1, 210].
OBSERVAÇÃO: Esta pontuação deve ocorrer ainda que separe por vírgula o sujeito expandido pela oração adjetiva:
Os que falam em matérias que não entendem, parecem fazer gala da sua própria ignorância [MM].

i) para separar as orações intercaladas:
"Não lhe posso dizer com certeza, respondi eu" [MA. 1, 183].

j) para separar, em geral, adjuntos adverbiais que precedem o verbo e as orações adverbiais que vêm antes ou no meio da sua principal:
"Eu mesmo, até então, tinha-vos em má conta..." [MA. 1, 185].
"mas, como as pestanas eram rótulas, o olhar continuava o seu ofício..." [MA. 1, 183].

k) para separar, nas datas, o nome do lugar:
Rio de Janeiro, 8 de agosto de 1961.

l) para separar as partículas e expressões de explicação, correção, continuação, conclusão, concessão:
"e, não obstante, havia certa lógica, certa dedução" [MA. 1, 89].
Sairá amanhã, aliás, depois de amanhã.

m) para separar as conjunções e advérbios adversativos (porém, todavia, contudo, entretanto), principalmente quando pospostos:
"A proposta, porém, desdizia tanto das minhas sensações últimas..." [MA. 1, 87].

n) para indicar, às vezes, a elipse do verbo:
Ele sai agora: eu, logo mais.

o) para assinalar a interrupção de um seguimento natural das ideias e se intercala um juízo de valor ou uma reflexão subsdiária.

p) para desfazer possível má interpretação resultante da distribuição irregular dos termos da oração, separa-se por vírgula a expressão deslocada:
De todas as revoluções, para o homem, a morte é a maior e a derradeira [MM].

(Fonte: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Fronteira, 2009. 37ª edição, p. 609-610. In blogortografando.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.