terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ano Letivo 2015

material

Para os profissionais da Educação, já foi dada a largada para o ano letivo 2015! E para muitos alunos também. As aulas já começaram ou já estão para começar!

Ano novo é sempre vida nova. O que passou, passou! Estamos todos, em fase de adaptação.

Os menores choram. Ou não. Às vezes, as lágrimas brotam nos olhos dos pais. Não é fácil afastar-se, confiar no outro o seu maior tesouro. Tudo é uma questão de tempo, de ganhar a confiança, de acertar o passo.

Os que já experimentaram a experiência são mais confiantes, correm para as filas ou para as portas das salas. Buscam seus nomes nas listas coladas nas paredes dos corredores. Querem saber quem será a nova professora…

Os maiores correm para os abraços dos colegas. Muitos sorrisos! O alívio do reencontro! E os novatos, que sentem falta do aconchego, ficam quietos, ressabiados, num canto, à espera de um convite, que, geralmente, vem! Alguém os nota e se aproxima, chamam para roda e, rapidamente, todos querem saber de todos, numa conversa animada, em busca das afinidades que os definirão amigos! (E em muito breve aumentarão seu número nas redes sociais…)

Os professores que, anteriormente, participaram de jornadas pedagógicas, já planejaram a recepção dos alunos. Agora é só colocá-la em prática. E, enfim, as aulas recomeçarão para seu curso de duzentos dias.

É vida que segue… É assim que o Brasil retoma os estudos.

A palavra de ordem é adaptação à nova realidade que se apresenta. Vamos nos conhecer para, juntos, aprendermos mais e melhor. E, se possível, estabelecermos laços sinceros de companheirismo e amizade. Somos humanos, sujeitos fraternos e solidários.

Também na escola, devemos ser a ponte entre o outro e as suas necessidades, assim como ele deverá ser a nossa! Não importa se você é professor ou aluno… Educação se faz com pontes e não com muros.

Um ótimo ano letivo para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.