sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Prepara o coração: amanhã e depois - ENEM!

enem1(Foto: Carolina Cottens)

Como professora e pedagoga, eu poderia preparar um post especial dando orientações e dicas técnicas para você, que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Mas não é necessário. Se pesquisar no Google, encontrará, certamente, muitos links de boa qualidade sobre o assunto. Portanto, seguirei outra linha. Uma boa conversa, sempre tem o seu valor!

Amanhã começará a maratona. Não perca tempo com nervosismos. Não desperdice suas energias. Mantenha o foco. Apenas curta o seu momento. Ele vai passar… Virará história! E fará parte da sua.

Procure relaxar, mas não saia da rotina. Alimente-se bem, sem exageros. Não coma nada diferente do habitual. Hidrate-se um pouco mais do que no dia-a-dia. Procure dormir o suficiente para acordar com disposição. Ajude no serviço doméstico. Distrai e descarrega um pouco de adrenalina.

Converse com a família. Fale dos seus planos, dos seus medos, dos seus sonhos. Mas não deixe de contar alguma piada. Gargalhe. Cante. Vale até implicar com o irmão. Depois, comece a organizar o que vai precisar levar para fazer a prova. (Faça uma lista, agora, à noite, para usar amanhã!)

Já na sala da prova, não queira bancar o teimoso. Cumpra as orientações dos fiscais. Não desafie. Não crie clima. Stress zero, por favor. Lembre-se que as outras pessoas da sala não tem nada a ver com o seu (possível) jeito (mal humorado) de viver! Não coloque o seu futuro em jogo, por qualquer coisinha boba.

Importante: olhe para a prova como uma porta de entrada. Como uma aliada. Como um desafio que pode ser superado. Mantenha seu pensamento positivo. Você é capaz: já chegou até ali! Dê um sorriso!

Respire fundo três vezes (sinta sua barriga encher de ar e solte-o lentamente). Faça uma oração, de acordo com sua crença. (Se for católico, sugiro a Oração do Espírito Santo. É forte e é para iluminar nossos caminhos.) Concentre-se!

Então… comece! Boa prova.

Estarei na torcida.

oração do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.