quinta-feira, 3 de julho de 2014

Diga adeus ao Orkut. Agora é sério!

orkut-login

E começou a rolar aquele papo novamente que o Orkut ia acabar. Desconfiei. Já tinha ouvido outras vezes a mesma cantinela. E o Orkut mantivera-se firme. Esvaziado, porém intacto.

Só que desta vez, foi diferente. Grandes sites noticiaram seu fim, inclusive com data marcada para seu último dia. Gelei! Mesmo sem quase usá-lo, hoje em dia, mantive o meu perfil cuidadinho! Vez ou outra, divulgava os posts do DoceDeni por lá…

O Orkut, para mim, era como um porto seguro, algo parecido como o primeiro sutiã, de valor inestimável! Um marco na minha vida de usuária das redes sociais! Tal como um divisor da era digital: antes do Orkut e depois do Orkut.

Foi incrível reencontrar colegas de escola, amigos que havia perdido pelo tempo, pela vida… Revi parentes, pessoas que nem lembrava mais… E conheci também gente nova. Fiz boas amizades que preservo até hoje. Migraram comigo para outras redes.

Conheci uma certa pessoa especial que me proporcionou momentos maravilhosos de um amor sem fim… Daqueles amores que estavam escritos nas estrelas e, por mais que você usasse a criatividade, não imaginaria outra forma para se conhecerem, se não fosse aquela comunidade do Orkut…

Pois é. Aconteceu comigo. Talvez tenha acontecido com você e com outras pessoas. Bem provável. Amores, amizades, encontros, reencontros. Fóruns de discussões. Debates. Uma nova experiência que todos provamos e gostamos.

O Orkut era rígido. Eu mesma tive dois perfis retirados do ar, por motivos políticos. Nada de campanhas partidárias! A gente insistia e… pimba! Tinha que começar tudo de novo. E ainda tinha os fakes, os vírus, as apelações… Onde tem gente, tem esse tipo de coisa. O bem e o mal. Mas o saldo era positivo.

Sentirei saudades.

E hoje chegou a minha carta:

orkut

Adeus ao Orkut

“Após dez anos de conversas e conexões sociais on-line, nós decidimos que é hora de começar a nos despedir do Orkut. Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut e, por isso, decidimos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut não estará mais disponível após o dia 30 de Setembro de 2014. Até lá vamos manter o Orkut no ar, sem grandes mudanças, para que você possa lidar com a transição. Você pode exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de Setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles de vocês que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”

Se você for usuário, também deve receber a sua. Prepare-se.

Estou na fase de salvar as fotos antigas que deixei por lá e já não tinha mais. Recomendo que faça o mesmo. Está sendo uma nostálgica volta ao passado. Literalmente.

Portanto, não há saída. Pratiquemos o desapego.

É saudável. Mas dói.

Um comentário:

  1. É com peninha que me despeço do Orkut. Continuo até hoje visitando as comunidades, vendo meus vídeos, mas a maioria migrou. TCHAUUUU ORKUT. Bjuuus Suelly.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.