sábado, 5 de julho de 2014

Brasil sem Neymar. E agora?

Neymar2

"Me tiraram o sonho de disputar uma final de Copa do Mundo, mas o sonho de ser campeão mundial ainda não acabou". 

Neymar Jr.

Neymar3

(Fotos: Rádio Globo)

O que faz um atleta profissional lesionar um companheiro de profissão, de maneira contundente e grave, apenas porque joga (naquele campeonato) num time adversário? Esta pergunta não sai da minha cabeça, desde ontem.

E ainda outras: lance “normal” de jogo? Raiva concentrada e canalizada para determinada parte do corpo? Acidental? Intencional? Aconteceria em qualquer jogador? Ou estava reservada para o grande craque brasileiro?

Simplesmente, eu não entendo. Ou melhor, eu não aceito!

Deixarei as respostas para as autoridades cabíveis. Não quero especular. Tenho por hábito esperar sempre o melhor dos seres humanos… Portanto, não quero arriscar opiniões, possivelmente, injustas. Quero concentrar-me no: e agora?

As redes sociais estão cheias de críticas aos jogadores da nossa seleção. Fred, em especial, é o mais bombardeado. Nem preciso tecer detalhes. Já sugeriram que é preciso tirar o Felipão! Aff! Que exagero! Estamos vencendo e, ainda assim, preferem as críticas ao incentivo.

Com certeza, podemos (e devemos) melhorar o futebol que estamos apresentando. Sempre é possível. A situação agora é delicada. Inusitada. Imprevista. Se haverá mudanças na Seleção, também é preciso mudar fora de campo. Chega de gastar energia com críticas, vamos gastá-la com incentivos! Torcer pra valer, ainda mais do que antes!!!

A saída de Neymar desestruturou um jeito já estabelecido de jogar. O que era previsível, agora não é mais (nem para nós e nem para a Alemanha!). Jogadores têm mais um motivo para vencerem: querem ser hexacampeões, também pelo colega, que não está mais entre eles! Vingança positiva (se é que isto existe!).

E, numa situação como essa, nova liderança emerge espontaneamente. Quem sabe seja a vez de outra estrela brilhar?

Temos um time, brasileiros. Temos raça, gana e fomos desafiados. Precisamos por os pés no chão, enxugar as lágrimas, revisar o sistema tático, redistribuir os papéis e… jogar! Somos os donos da casa, os donos da bola, os donos do melhor futebol do mundo. Só precisamos provar!

E pra lembrar: somos brasileiros e não desistimos nunca!

jogadores

(Foto: Palácio do Planalto)

“♫Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora. Pode acreditar que um novo dia vai raiar, sua hora vai chegar!… ♫♫”

‪#‎ForçaNeymar‬

Um comentário:

  1. Bola prá frente, o mundo gira, pensamento positivo, o Hexa é nosso.Bjuus Suelly

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.