quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sobre trocas e podas. Faxina (necessária) da alma!

faxina na alma

Hoje é o dia. O comércio está fervilhando de gente interessada em trocar o presente que ganhou no Natal. O tamanho que não foi o apropriado. A cor que não combinou. O defeitinho que não foi percebido na hora da compra. Seja lá qual for o motivo, as filas para as trocas estão bem grandes, com certeza!

Então… Já que estamos no dia “oficial” da troca, aproveite também para trocar os maus sentimentos pelos bons e construtivos! Trocar a inércia pelo movimento em prol de si mesmo e dos outros. Mexa-se!

Comece uma faxina na alma! Não há época mais apropriada. Estamos nos últimos dias do ano, tempo de darmos uma boa limpeza, para começarmos 2014, com tudo limpinho e reluzente. E se a luz vier de dentro, tanto melhor!

Comece trocando alguns móveis de lugar. Revigora a rotina da casa. Arrume as gavetas e pratique o desapego.

Sabe aquelas coisas que você guarda, porque um dia pode precisar, há anos? Junte tudo e dê para os desabrigados das enchentes, que farão um bom uso delas. Assim você faz a poda nos seus galhos secos e ainda pratica uma boa ação. Bom demais…

Troque os pensamentos. Esqueça o cansaço, a tristeza, a solidão. Vá ao encontro. Não espere só que venham… Tenha atitude! Seja um voluntário, talvez. Faça uma visita. Talvez duas ou três. Aceite o café oferecido, com gosto. Retribua sorrisos.

Reclame menos. Compreenda mais. Aceite quem pensa diferente. Respeite a diferença. Compreenda as minorias. Assuma suas paixões!

Tenho uma amiga que diz: “o que não for leve, que o vento leve!” Definitivamente, um desejo pertinente. Porque o que realmente importa é a qualidade das relações, dos pensamentos, das atitudes. Que fique apenas o que for acrescentar! No mais, poda-se! Limpeza já!

E se o vento não levar, que a gente faça o serviço! Passemos o rodo. Simplesmente porque é preciso…

Revigore-se! O ano novo está quase aí. E ninguém sabe o que virá com ele.

A vida imita a natureza. Uma poda nos galhos é sempre preciosa, para que toda a planta cresça, dando flores e bons frutos. Esmere-se, galho a galho, com o cuidado de não podar o que fará falta…

No mais, é só perdoar e ser feliz.

E o dia chegou. É hoje.

Boa sorte!

poda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.