quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quem ama… tem que cuidar!

amor

Quem ama, cuida. Não é apenas uma frase feita: é a expressão da verdade! E eu acrescento, quem ama cuida duplamente: cuida do seu parceiro(a) e cuida do amor que existe entre ambos.

Quem diria, mas a matemática pode bem representar o que quero dizer. Vejamos:

intercessão1

A – Nós      

B – Nosso(a) parceiro(a)     

A parte pintada de laranja é o nosso Amor.

Muitas vezes, esta parte que é a intercessão entre os dois amantes é maior, outras vezes é menor. Não importa. É Amor! E cada um ama como pode, do seu jeito.

Acredite, mesmo apaixonados, existe algo em cada um de nós que é nossa individualidade (A). Mesmo sofrendo influência do Amor que sentimos, somos o que somos, determinados pela nossa genética e nossa história de vida: nosso jeito de ser, de viver, de pensar, de nos posicionarmos frente às adversidades, etc. O mesmo acontece com o ser amado(a), que é uma pessoa diferente de nós (B).

O que une os amantes está naquilo que eles têm em comum: o Amor! E não necessariamente os mesmos gostos, afinidades, pontos de vista parecidos... Por isso é tão difícil que os relacionamentos deem tão certo, como gostaríamos…

Ficamos, muitas vezes, insatisfeitos ou decepcionados com o(a) nosso(a) parceiro(a). Ficamos surpresos, inclusive, com alguma ação ou reação inesperada! Tendemos a esquecer que somos pessoas diferentes. Bem diferentes…

Só que existe algo que o Amor é capaz de fazer: passar por cima dessas diferenças! Superá-las. E ainda: perdoar, dar de si, mudar, e até fazer sacrifícios, em benefício do outro. O Amor pressupõe doação. De ambas as partes. Embora, quase sempre, um dos lados doe mais que o outro. As personalidades contam muito na fração dessa partilha.

Mas se você ama e quer cuidar do seu amor, reveja seus valores e suas ações. Até que ponto vale a pena insistir em algo que não vêm dando certo? Até quando insistir em perpetuar pequenas “verdades” e pontos de vista, que só geram desentendimento ao casal? Ceder não é se humilhar. Ao contrário, é sinal de crescimento, amadurecimento. Perde-se aqui, para ganhar lá na frente: esta é a regra!

Manter um relacionamento saudável é para os fortes. Difícil, mas possível. Entretanto, é preciso querer. Fundamental é manter o diálogo e abrir a cabeça para entender o lado do outro. Sair da comodidade da própria teimosia e se colocar no lugar do ser amado. Mudar o foco, o ponto de vista. Insisto: não é fácil, mas é possível.

Cuide do seu amor. Cuide do ser amado.

É tão raro o sincronismo amar e ser amado, que é um crime abrir mão de uma caminhada já começada, juntos…

Torço por vocês. Torço pelo Amor!

Lembre-se: melhor ser feliz do que estar certo…

barra010

“O amor verdadeiro é aquele que constrói pontes e derruba barreiras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.