quinta-feira, 18 de julho de 2013

Queremos médicos!

MME035

Sei que não falo em nome da unanimidade. Longe disso. O assunto é polêmico e envolve muitos aspectos que vão do econômico, passando pelo político, até o social! Cada um tem uma opinião diferente a respeito. Portanto, resolvi dar a minha também.

O que todos queremos, unanimemente, é encontrarmos médicos capacitados à disposição, sempre que precisarmos. É ou não é?

Só quem já procurou e não encontrou é que sabe o quanto é importante a presença desses profissionais, espalhados pelas clínicas, consultórios e hospitais, prontos para os atendimentos necessários.

Já estive com meu filho doente, gravemente, e tive que procurar pediatra em outro Pronto Socorro, porque o do nosso convênio não tinha o médico de plantão. E tudo complicou ainda mais, pois o caso dele precisou de internação… O hospital que encontramos o médico não pertencia ao nosso plano de saúde. Precisamos retornar ao primeiro hospital e a internação foi feita pela pediatra da UTI. Só Deus sabe a dimensão do nosso desespero!

Você precisa de um atendimento especializado e só encontra consulta, nos planos particulares, para meses depois! Ontem assisti uma reportagem no noticiário da tv, falando de uma mocinha que precisa de alergista e espera a consulta ser marcada há um ano, pela rede pública, e ainda não tem data prevista… Inacreditável.

Por favor, me respondam: onde estão os médicos?

Todos os anos, as faculdades formam muitos profissionais. Para onde vão todos eles? Alguma coisa muito errada está acontecendo… E não precisa ser nenhum especialista para perceber isso. Basta estar vivo e ficar doente!

Eu mesma já quis ser médica. Desisti. Sempre estudei em escola pública e sabia que não passaria no vestibular de Medicina. Só passam os mais preparados. Ainda hoje é assim. Fico pensando se esse problema já não começa aí, no acesso, às faculdades… Penso que eu teria sido uma boa médica… E como eu, muitas pessoas das camadas mais pobres da população, também, teriam sido!

Pessoas que frequentaram os hospitais públicos compreenderiam melhor a parte do atendimento à população carente. Viveram o problema. Sentiram na pele. Uma questão inclusive do perfil do profissional.

Médicos de consultórios particulares, com atendimento aos mais favorecidos, não faltam. Acho que é para lá que estão todos indo… Enquanto isso a população carente e a classe média (que são os principais consumidores dos planos de saúde) sofrem com a falta dos profissionais.

Já reparou como tem um especialista para cada parte do corpo? Especialista em dedão do pé, em pulso, em cotovelo, em ombro… Ao invés de compreenderem o corpo humano como um organismo integrado, dividem-no em pequenas partes e tudo fica mais difícil. Especialmente, o nosso acesso!

médico

Em outras palavras, sou a favor da entrada dos médicos estrangeiros para trabalharem por aqui, desde que comprovem competência técnica e humana.

Há espaço, sim, para todos os profissionais. Aliás, há espaço de sobra. O Brasil é muito grande e, quase todo, carente de médicos.

Precisamos e queremos médicos com boa formação profissional e não interessa sua origem. Dispensamos bairrismos. Queremos saúde.

Os médicos lutam, como categoria, pelo seu direito de ficarem ricos. Nós, a população, lutamos pelo direito de permanecermos vivos e com saúde. Alguém precisa intermediar essa dicotomia. Sobrou pro Governo.

Que venham todos os médicos que quiserem diminuir o sofrimento da população, em troca de um bom salário e um país maravilhoso para se viver!

Eu apoio.

ceará

8 comentários:

  1. Eu vi tbm a reportagem da menina e tive pena pq sofro do mesmo problema. Pena pq ela vai esperar pela alergista que não servirá em nada, qqr outro médico competente pode orientá-la sobre isso. Não há exame específico para esse tipo de reação a medicamentos, ela tem que descobrir a medicação e parar de tomar qqr um q tenha componentes iguais. vai esperar à toa...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensei o mesmo que você. Alergia à medicamento não se trata, apenas não se usa mais o medicamento. Acontece que a gente só sabe disso porque já foi a um alergia, um dia, nessa vida, né? Coitada dela, que nunca teve acesso nem a essa informação... Talvez não seja tão à toa essa espera. Beijão, amiga.

      Excluir
  2. Denise, nós médicos não somos contra a vinda de médicos de nenhum lugar, concordo com vc de que a população tem que ter acesso á médicos.Porém o que queremos é que os médicos que venham a atender a população sejam previamente avaliados(hoje há uma prova preparada pelo MEC-que é do governo - o REVALIDA) porém devido a formação médica não ser das melhores na américa latina(excluo o chile e brasil)a taxa de aprovação é baixa.
    Outro Ponto: nesse caso posso generalizar que no interior do Brasil não há a mínima condição de exercer a medicina, não temos condiçoes de atender ao paciente de forma digna ou de forma alguma; não temos medicamentos; não temos como lançar mão de algum exame complementar caso tenha a necessidade e não temos ums remuneração atrativa.
    A política do governo é totalmente eleitoreira colocando a culpa na falta de médicos logo a culpa não é do governo a culpa são dos médicos.Permitindo a entrada dos médicos sem a avaliação previa de suas qualidades é dar ao povo uma medicina não qualificada?
    O que é pior não ter médico e morrer por não atendimento ou ter um médico qualquer e morrrer pelo erro tecnico do médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dois casos, igualmente, terrível é morrer sem atendimento de qualidade! Como eu disse: "Precisamos e queremos médicos com boa formação profissional". Precisa ser assim, concordo com você. Obrigada pela participação. O assunto exige debate. Abração.

      Excluir
  3. Denise, vou te dar uma realidade sobre o que acontece no interior para com os médicos, porém para isso vou te fazer uma proposta de emprego.
    Preciso de professora no interior do Brasil, salário de Dez mil reais(bom salario né?), porém já te aviso que seu vinculo em nada é relacionado com CLT,vc não terá ferias, decimo terceiro, (o salario continua bom né).
    Condições de trabalho:seus alunos não terão sala de aula digna, sentaram no chão de barro, sem caderno, sem quadro negro, pouco comida para eles.
    Vc vai me dizer:-"mas mesmo assim posso ensinar algo!" é pode vc fará até um pouco da diferença neste lugar porém vc acha justo eles terem isso? O médico também pode diagnosticar uma doença em local de nenhuma condição porém para tratar ele deve dar o melhor para o paciente(o melhor dele-conhecimento e atençao, o melhor do local-remedios,exames).
    outra argumentação aparece vc vem e tem condiçoes minimas aquilo do jeitinho brasileiro e vc vai trabalhar no primeiro mes vc recebe os 10.000 no segundo começa o calote, atrasa o salario, vc espera mais um mes, no mes seguinte o salario não vem, no outro mes muda o prefeito e acaba seu vinculo, vc perdeu seu trabalho e o $$$, vc se mudou de cidade largou tudo para ir para o interior. é isso que acontece com a maioria dos médicos que vão para o interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o profissional merece estabilidade e boas condições de trabalho. Mas será que no interior é generalizadamente assim? Continuo dizendo que, então, é o Governo que tem que dar um jeito nessa situação calamitosa. Bom saber o outro lado da questão.

      Excluir
    2. Pelo menos 80% do seu texto se trata de salario dinheiro. Me desculpem mais essa e a unica preocupação de vcs medicos em ficarem ricos. Sei que o governo tem falhas com falta de estrutura para atendimento e medicamentos. Mas tbm podemos ver em varios jornais que existem lugares com otimas estruturas porem nao tem medicos.

      Excluir
    3. Caro Anonimo(é está escondido), não me preucupo em ficar rico só acho que as empresas de agua, luz, telefone, segurança, condominio, escola, telefonia celular, plano de saúde, supermercados me cobram em dinheiro.Poque vc diz isso? no sistema capitalista em que vivo essas coisas são cobradas em dinheiro, o escambo não é mais utilizado. Me diz aí onde vc vive!?! pois pelo que sei a única comunidade em que havia uma total liberdade de propriedade acabou na década de 70 no interior da espanha.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.