segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia do Pedagogo.

DiaDoPedagogo_g

Qual é o nome da/o pedagoga/o da sua escola? Qual é o nome da/o pedagoga/o da escola do seu filho? Você já conversou algum dia com ela/ele? Pois deveria.

Pedagogos são os especialistas em Educação à serviço da melhoria da qualidade do ensino. Fazem a ponte entre o fazer da sala de aula, que cabe ao professor, e todo o universo educacional à sua volta e no qual a sala de aula está inserida, incluindo toda a comunidade escolar, as famílias e os Sistemas de Ensino.

Um profissional que quanto menos aparece, melhor é! Ele pode trabalhar nas linhas e entrelinhas, transitar entre a teoria e a prática, sentar em seu gabinete, circular por toda a escola, estar dentro da sala de aula… O seu campo de trabalho é a escola, como um todo.

É ele quem alinhava, quem promove, quem costura. É quem tem os ouvidos atentos, o olhar observador e a resposta mais rápida. Está com dúvida? Procure o pedagogo. Quer uma informação sobre a Escola? Procure o pedagogo. Quer sugerir ou reclamar? Ah… Procure logo o pedagogo!

Pau pra toda obra. Mãozinha pronta para ajudar. Conselho na ponta da língua, para quem está precisando. Organiza o desorganizado. Cobra do acomodado. Vence as distâncias entre os corredores. E, principalmente, promove a paz…

O pedagogo é quem acolhe e quem delega. Trabalha tanto em um trabalho quase invisível. Muitas vezes até incomoda. Há serviços mais visíveis: os mais barulhentos… Mas cada um tem a sua especificidade.

Pedagogo bom é aquele que nem é notado, mas está sempre presente. Atua como um jogador num tabuleiro de xadrez. E o xeque-mate é a aprendizagem do aluno, com o menor esforço e o maior prazer! É possível.

Esta profissão eu conheço por dentro. Sou pedagoga desde 1991. E antes mesmo de me formar pela Universidade Federal do Espírito Santo, já tinha passado no concurso público para trabalhar na área! E desde então é esse o meu dia-a-dia. E, confesso, sou muito feliz na profissão.

No Dia dos Pedagogos, eu não poderia deixar de lembrar e homenagear todos aqueles que, como eu, vestem a camisa da Educação com qualidade e que não medem esforços para desempenhar, da melhor maneira possível, a sua função.

Ainda que sejamos invisíveis. Ainda que sejamos pouco valorizados.

Parabéns!

pedagogo

“Ser pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro…” (Vanessa B. de carvalho)

(Dedicado, especialmente, a todas as colegas da Rede Municipal de Ensino de Vitória)

4 comentários:

  1. Parabéns!

    Como professor, sei o quanto precisamos de pessoas empenhadas em melhorar a nossa Educação. É gratificante saber que ainda existem pessoas lutando pela melhoria do ensino.

    Abraço,
    Wagner Silva

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!! Tenho anotado na minha agenda o dia do pedagogo, 20 de maio. Gostei desse texto e achei que somos desse jeito mesmo. Felicidades a todos os pedagogos!!!
    Abraço,
    Guida Mesquita

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para todos os Pedagogos , muito informativa a matéria Denise .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para todos os Pedagogos , muito informativa a matéria Denise .

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.