domingo, 10 de fevereiro de 2013

Hoje tem Vinicius na Avenida!

Vinicius1

Soneto de carnaval

(Vinicius de Moraes)

Distante o meu amor, se me afigura
O amor como um patético tormento
Pensar nele é morrer de desventura
Não pensar é matar meu pensamento.

Seu mais doce desejo se amargura
Todo o instante perdido é um sofrimento
Cada beijo lembrado uma tortura
Um ciúme do próprio ciumento.

E vivemos partindo, ela de mim
E eu dela, enquanto breves vão-se os anos
Para a grande partida que há no fim.

De toda a vida e todo o amor humanos:
Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo
Que se um fica o outro parte a redimi-lo.

Vinicius2

É Carnaval.

E o centenário de Vinicius de Moraes será comemorado na Marquês de Sapucaí.

Numa verdadeira aula de samba e alto astral, a Escola de Samba União da Ilha do Governador terá o Poetinha como grande homenageado de 2013!

“Vinicius, no plural: paixão, poesia e carnaval!”

Conheça o samba, uma verdadeira obra de arte. Sua bela letra fez jus ao grande poeta! E depois é treinar até aprender! Não perca tempo, pois o desfile da Ilha é hoje à noite. E eu, com certeza, estarei na torcida!

Insular de coração.

SAMBA 2013

Samba Campeão

Autores: GINHO, JÚNIOR, VINÍCIUS DO CAVACO, EDUARDO CONTI, PROFESSOR HUGO E JAIR TURRA

Surgiu, ao som do mar, um poeta
Que brincava na areia.
Na ilha um menino, sempre a sonhar
Fez da sua vida um poema
“Como é bom se apaixonar”!
Ó pátria amada, recebe esse menestrel!
Voz do morro na folia, Orfeu chegou, raiou o dia!
Levou a bossa no “Tom” d’alegria
Se é canto de ossanha, menina, então não vá!
Um berimbau vai ecoar...
Vem, meu camará!
“Menininha me chamou... Vou pra Bahia.
Sou da linha de Xangô... Caô meu guia.
Odoyá... Yemanjá!
A benção meu Pai Oxalá!”
Ê jangada... Na luz da manhã vai navegar
Segue pra Itapuã, no brilho do sol... É bom vadiar!
Um jeitinho que fascina,
Num doce balanço que não tem igual.
Quando abrir a arca de Noé...
Um riso de criança em cada olhar.
Enfim o que importa é amar
A noite é sua passarela,
O show não pode parar!
Onde anda você... “Poetinha”?
Saudade mandou te buscar.
A Ilha é paixão na avenida
Mais que nunca é preciso cantar!

ILHA

Um comentário:

  1. Esse é meu poeta preferido , sua obra é apaixonante , convidativa e popular . Acho que não é dado à ele , o reconhecimente de grande poeta Brasileiro pois , foi antológico como tal Além de cantor , compositor e escritor , foi embaixador do Brasil mas , o governo ditador Marechal Costa e Silva , o exonerou , dizem a miúde que , a exoneração do honorável poeta , se deu pois , o governo o alcunhava de vagabundo , bêbedo , boêmio e sem qualificação para a função . Me senti muito feliz no dia 01 / 09 / 2006 , anunciaram a reintegração póstuma do título de embaixador do brasil à Vinicius , decisão muito acertada na minha opinião e, como é bom ver essa escola homenagear nossa cultura nos 100 anos do poeta , parabéns para todos .

    SÍRIUS ZAMARK"S

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.