segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O recado das urnas

eleição

As urnas já deram o seu recado. A maioria dos eleitores já escolheu seus representantes ou, pelo menos, aqueles que continuarão no páreo, no segundo turno. Agora é fazer um balanço da situação e arregaçar as mangas! Trabalho é o que não falta.

Algumas vitórias inesperadas. Algumas derrotas surpreendentes. O Brasil falou através do voto.

As prefeituras renovaram-se em alguns municípios; em outras, continuarão o trabalho por mais quatro anos. Em alguns municípios, ainda continua o trabalho de convencimento, agora, com menos candidatos na disputa: apenas dois! O povo determinou que fosse assim.

Surpresa. Decepção. Sorrisos, com festa na praça. Soluços, num banco de jardim. O que está em jogo? O destino de todos e de cada um. Um bom governante pode mudar para melhor a vida de muita gente. Um mau governante pode abrir as portas dos cofres públicos para a corrupção e o descaso com seus munícipes. Para vigiá-los, uma bancada inteira de vereadores eleitos também nesse pleito.

Como é difícil renovar para o cargo de vereador, já reparou?! Quase sempre vencem os mesmos. Diferentemente, dos cargos do Executivo, os vereadores tendem a permanecer em suas cadeiras. Conheço alguns deles, que irão perpetuar suas vagas, indefinidamente, tamanha é sua força na comunidade em que vivem!

Muitos concorrem aos cargos. A maioria despreparada. Investem-se naqueles que têm mais chances. Mas ainda assim é muito difícil para os menores partidos políticos. Eleger alguém custa muito caro. Comunicação é fundamental. Uma boa equipe de marketing pode fazer toda a diferença. Mas o trabalho de formiguinha, de convencimento, ombro a ombro, é mesmo fundamental.

Vota-se em quem se conhece. Vota-se em quem o amigo aconselhar. Muda-se o voto de uma hora para a outra. É a mais difícil das disputas! O próprio papel do vereador é confundido. Ninguém sabe bem ao certo como que ele atuará, qual é o seu campo de ação. Aí os grandes políticos levam vantagem. Já tiveram a chance de chegarem junto ao eleitor, já têm a comunicação estabelecida. Vencem!

Filho de vereador popular também consegue a hegemonia. Herda. E é uma pena que seja assim. Eu mesma pensei em concorrer ao cargo, mas desisti. Sabia que não teria a menor chance... Como eu, outras pessoas poderiam ter dado uma renovação salutar nas câmaras.

Enfim, as urnas mandaram o seu recado que, rapidamente, soubemos, num trabalho de primeira qualidade do Tribunal Superior Eleitoral. Agora é esperar para ver! Depois, é acompanhar de perto e cobrar dos políticos eleitos. Esse é o papel do cidadão.

Sorte, Brasil!

eleições-2012

Para você conferir os resultados de seu município, acesse: http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html

Um comentário:

  1. Penso que Vila Velha perdeu uma excelente representante. A cidade precisa de pessoas como você, que não se acovardam e vão à luta.
    Espero que no próximo pleito você esteja lá.
    Beijocas carinhosas...

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.