domingo, 13 de maio de 2012

Mãe é sempre especial!

leoa

Toda mãe é meio leoa. Não fujo à regra. E hoje é o nosso dia: segundo domingo de maio!

Muita gente viajou, lotou os shopping centers, encheu os carrinhos nos supermercados. Programou o almoço fora, com a família, e vai esperar muito tempo em pé, em alguma fila de restaurante. Outros tantos irão almoçar na casa da mãe e nem desconfiam que vão dar mais trabalho para ela! Mas, com certeza, ela irá gostar…

Mãe é assim. Mãe é tão previsível! Mãe é mesmo especial, pois é capaz de amar tanto alguém e se doar sem limites, quase sem esperar nada em troca, a não ser a própria felicidade do filho…

Mãe de verdade é assim. Se não for assim, não é, verdadeiramente, mãe… E não é para essas que falo… Simplesmente colocar um filho no mundo, gerar e parir, não significa se apoderar da Maternidade.

Uma imagem que resume mil palavras tem circulado no facebook. Quero compartilhá-la, aqui, com vocês. De todas que tenho visto, é a que expressa de maneira mais fiel, ao que eu compreendo por ser mãe.

mãe

Eu me vi nessa imagem. Toda a minha vida representada. Toda a grandiosidade do meu amor pelos meus dois filhos! Qual a mãe não se vê nela também?

Mãe é pau para toda obra. Precisa ser um porto seguro…

mãe5

Em mãe a gente confia até de olhos fechados. Se joga, pois sabe que ela vai nos segurar…

Muitas vezes nossa mãe nos gerou no coração e não no seu ventre! Nos trouxe para si, quando já estávamos prontos. Pequeninos ou já crescidos! Mãe é quem cuida. Quem cria. Quem se importa. Quem educa.

Pai que é mãe. Avó que é mãe. Tia que é mãe. Madrasta que é mãe. Irmã que é mãe. Mãe adotiva que é mãe!

mãe é quem cria

E quando a gente ganha um filho especial, precisamos ser especiais também. Sarah Rubia Baptista conseguiu resumir em palavras o cotidiano das mães de crianças e adolescentes portadores de diabetes tipo 1, tal como nós duas! Uma emocionante homenagem que apresento para vocês!

“Me diziam que mães têm superpoderes, eu acreditava, até que os meus foram revelados:
Telepatia - Sentir quando algo não vai bem com meu filho;
Poderes baseados em objetos - Sentir quando preciso usar o glicosímetro e manipular a bomba de insulina;
Super-resistência - Por vezes 2 horas de sono me bastam;
Invulnerabilidade - Sentimentos pequenos não me atingem mais;
Invencibilidade - Não existe outra alternativa, é vencer ou vencer;
Resistência evoluída - Não importa o que aconteça, estarei firme, forte e feliz;
Visão aguçada - Olhando meu filho de longe, vejo o que ninguém vê, sua fisionomia se transformando. Vejo o quanto de CHO tem um alimento;
Audição aguçada - Quando o coração e a respiração começam a acelerar por conta da alteração glicêmica, eu ouço;
Olfato aguçado - Sinto o cheiro das cetonas, quando ainda imperceptível aos outros;
Paladar aguçado - Ao colocar um alimento na boca, sei se tem açúcar ou adoçante, gordura, tipo e quantidade de carboidrato;
Tato aguçado - Ao tocar em meu filho sei as quantas vão a glicemia;
Reflexos sobre-humanos - Em tempo recorde analiso a situação e decido qual superpoder vou usar para que tudo volte ao normal;
Superagilidade - Tempo recorde, entre decisão e ação;
Probabilidade acelerada - Tempo recorde para analisar todas as probabilidades;
Aptidão intuitiva - Tenho a intuição e sempre estamos certas;
Despertar habilidades - Tenho o poder de despertar no meu filho, todas as minhas habilidades;
E fiquei feliz em saber que não sou a única mãe no mundo com superpoderes.”

barra010

Ainda há tempo de compartilhar uma linda propaganda da P&G, que aborda a vida das mães dos atletas. Também me vi naquelas imagens! Mãe está sempre junto, torcendo, incentivando, participando!

Vale a pena conferir.

Meus filhos me tornaram uma pessoa melhor e mais bem preparada para a enfrentar a vida. Devo isso a eles.

Se lhes sou o porto seguro, eles são minha bússola! Juntos, nós vamos longe, cada um cumprindo o seu próprio destino. Tem que ser assim…

E para as mães que já não habitam mais este mundo, uma homenagem na poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Thaisa

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

“Deus não poderia estar em todos os lugares, por isso Ele criou as mães.” (Ditado judaico)

mãe6

felicidades

(Homenagem DoceDeni a todas as pessoas que assumiram a Maternidade com dignidade e são chamadas de MÃES!)

3 comentários:

  1. Denise, um felicíssimo Dia das Mães para você! Lindo texto!

    ResponderExcluir
  2. Denise, muito obrigado pela homenagem. Estamos muito tristes no dia de hj. De coração... adorei. feliz Dia das Mães.
    Karla Bart

    ResponderExcluir
  3. Happy Mothers Day to all out there

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.