sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sou mulher brasileira e posso votar!

voto feminino

24 de fevereiro – Dia da conquista do voto feminino no Brasil
“No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.
Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.” (
http://www.spm.rs.gov.br)

Um dia para se comemorar!

Há oitenta anos, dávamos um grande passo na construção da democracia brasileira. Mais do que isso, nós, mulheres, começávamos a conquistar o nosso verdadeiro lugar na sociedade, com voz e vez na hora de escolher nossos governantes.

Chegava a hora de se reconhecer oficialmente o nosso direito de participar! No início, timidamente. Apenas algumas poucas mulheres conquistaram esse direito. Mas se pensarmos que, antes, nem ao menos podíamos frequentar as rodas de discussões políticas, isso já era um grande avanço!

Toda caminhada começa pelos primeiros passos. E sempre é tempo de lembrá-los e comemorá-los.

Parabéns para essas primeiras mulheres guerreiras que foram as responsáveis por essa conquista! Nada nos foi dado gratuitamente. Tudo é fruto de trabalho duro e dedicação sem medida, de pessoas que se destacaram de alguma forma…

Hoje colhemos seus frutos!

voto feminino2

(Foto: http://opiniaoenoticia.com.br)

“Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino: Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos e diversas outras mulheres que participaram de tão importante conquista.” (http://www.spm.rs.gov.br)

Sou mulher, brasileira, filiada a um partido político. Posso votar e ser votada. E, com orgulho, posso dizer que vivo num país, onde ajudei a eleger uma presidenta mulher, com o exercício do meu voto: Dilma Rousseff!

Dilma_Rousseff_-_foto_oficial_2011-01-09

Lugar de mulher é na política…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.