quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Parabéns! Boa sorte! Bom trabalho!

gestão democrática

Hoje é o dia da posse dos diretores e diretoras eleitos para gerirem as Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, de Vitória! Chegou o dia de arregaçar as mangas e deixar cair a ficha: agora depende de vocês, de verdade!

Os alunos, professores, funcionários, familiares e toda a comunidade escolar, de uma forma ou de outra, fizeram valer a sua vontade, através do voto, e vocês foram os escolhidos para liderarem os trabalhos, em cada unidade de ensino, da capital. Isso demonstra confiança! Chegou a hora de começar a provar que a escolha foi merecida e os votos não foram em vão!

Liderar democraticamente quer dizer implementar uma gestão onde todos possam participar de modo efetivo. É dar voz e vez a todos os membros envolvidos no processo. Tem que ouvir aquele menininho magrinho do fundo da sala e descobrir quais as suas necessidades. Tem que descobrir o melhor jeito de fazer mais gente aprender melhor. E encontrar a merenda que atenda aos interesses nutricionais ao mesmo tempo que caia no gosto dos alunos… Apagar todos os incêndios, ao mesmo tempo que se mantém amado, dentro do coração das pessoas…

Um bom diretor não pode dormir no ponto… Arrisca-se a perder o trem! E tratando-se de Educação essa perda tem um custo muito alto. Equivale a dizer um ensino de baixa qualidade, num efeito dominó, que deslocaria para baixo também todos os índices do município, estado e país. Um desastre!

Tanta responsabilidade… É preciso dividir. Compartilhar. Criar um grupo gestor forte e unido. O CTA (Corpo Técnico Administrativo), já existente em cada escola, é a melhor opção. Reuniões frequentes para discussão da rotina escolar e tomada conjunta de decisões é o que afinará a equipe e tornará o trabalho mais eficiente, fácil, parceiro e democrático.

maos-dadas

Os professores e os alunos são realmente as estrelas da escola e isso não pode ser perdido de vista. Ninguém é mais importante do que eles nesse processo educativo. Tudo deve ser pensado para facilitar o processo do ensino-aprendizagem e melhorar a qualidade da educação oferecida!

Portanto, Senhores e Senhoras, assumam seus cargos e mãos à obra! Todos nós, que sonhamos com um mundo melhor, contamos com vocês. Acreditem nos seus sonhos, e façam de tudo para realizá-los, com três orçamentos, é claro, em favor da educação do país!

Agora é hora de colocar o plano em ação!

Parabéns pela conquista! Boa sorte! Bom trabalho!

Maurício Vilela, Rosalba Tovar, Lílian Alves, Cláudio Luiz Barboza, Paulo Rodrigues, Indiomara Sant'Ana entre outros.

mãos dadas

Um comentário:

  1. Bom dia. Parabéns a todos eles, que Deus os abençoe. Tenham uma ótima gestão. Torço pelo sucesso de nossa amiga Lilian Alves.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.