quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Serra tem “Mestre Álvaro”.

Tinha um. Agora tem dois.

Ontem, mostrei para você um pouquinho do novo shopping. Com certeza, você já está com vontade de ir até lá para ver tudo de pertinho! Acertei?

Pois agora vou explicar sobre o grandioso monumento natural da Serra, que deu origem ao nome do Shopping: o Mestre Álvaro.

Mestre Álvaro

“O Mestre Álvaro é um dos monumentos naturais mais marcantes da Serra.

Com seus 833 metros de altitude, domina a planície litorânea, expondo seus contornos a deleite de quem o aprecia de longe e oferecendo seu rico ecossistema à preservação ambiental.

O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Estado.

Os antigos moradores da Serra contam que o Mestre Álvaro recebeu este nome porque ali morava um mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém desejava algum serviço dele, dizia: "Vou no Morro do Mestre Álvaro".

Outros explicam que ele serve de orientação aos pescadores, que se sentem seguros de seguirem pelo mar até que mantenham ao alcance dos olhos o topo do mesmo, que chamam de "Mestre Alvaro.”

O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. É considerado um dos picos mais altos da região costeira brasileira.

Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas.”

(http://www.serra.es.gov.br)

Mestre Álvaro2

Confira, no vídeo, a bonita poesia de Teodorico Boa Morte, poeta serrano, em homenagem ao Mestre Álvaro, retirada do seu livro “Borbulhar de Cantares”.

Ah… Essa terra da Serra também tem palmeiras e sabiás, e montanhas e poetas, e tanta gente que faz!

E agora também tem um centro de compras quase todo pronto, esperando por você, já em funcionamento!

Está esperando o que, hem? Natal já está logo ali…

DSC02911

2 comentários:

  1. Ola Denise

    Gostei do que vi por aqui sobre a nossa Serra!
    Sou carioca mas Serra é minha cidade adotiva e amada.A muito moro aqui!E fico mt orgulhosa de ve-la cada vez mais linda!O pequeno centro está uma maravilha!Todo enfeitado!

    Vou visitar o o novo Shopping logo!Nada mal uma comprinhas por perto!rs

    Prazer saber que somos conterraneas de moradia!

    Te sigo e volto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Lu. Legal seu comentário. Sou carioca também e tenho muito orgulho de morar no ES!!! Não moro na Serra, mas em Vila Velha. Mas sou fã de carteirinha desse estado todo que conheço muito bem!!! Apareça sempre, será um prazer.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.