quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Agatha Christie e eu.

Toda adolescente sempre tem suas paixões. Não fui diferente.

Gostava de tudo que as meninas da minha geração gostavam: conversar com as amigas, ouvir músicas românticas, paquerar os meninos na escola, colecionar cartões postais, ir ao cinema, cantar alto, com a galera, as músicas de Chico Buarque e Milton Nascimento, durante as viagens de ônibus, na volta da escola…

Entretanto, eu tinha um amor especial: os livros de mistério, escritos por Agatha Christie. Li todos que caíram nas minhas mãos, todos que consegui buscar, todos que consegui comprar. Ou seja: quase toda sua obra, que somam oitenta publicações!

agatha_christie1

Lia um livro após o outro. Não conseguia parar de ler, até que o mistério fosse revelado, no último capítulo.

poirot

Os meus preferidos eram os que tinham, como o detetive principal, o belga afetado Hercule Poirot. Mas os que a velhinha simpátia, Miss Marple, desvendava todos os crimes também eram maravilhosos. Ah!… Não tem jeito. Fã gosta de tudo!!! E eu amava esse mundo mostrado, em riqueza de detalhes, por Agatha Christie. Me transportava para lá!

As histórias, muito bem costuradas, prendiam minha atenção e cada dia mais me conquistavam. Ler é mesmo uma aventura fascinante. Aprendi isso desde cedo. Fui privilegiada.

Ainda tenho, até hoje, os mais de setenta livros dela, que consegui comprar. Estão velhinhos e amarelados, mas jamais me separarei deles, porque ainda releio suas histórias, vez ou outra. Além disso são relíquias de amor!

Livro é um bem precioso. É o jeito mais rápido e econômico de se fazer qualquer viagem, por qualquer tempo ou lugar. Um verdadeiro tesouro.

Hoje seria o aniversário de Agatha Christie, que nasceu na Inglaterra, em quinze de setembro de mil, oitocentos e noventa. Aproveito a data para lhe prestar uma homenagem, em forma desta deliciosa lembrança de menina.

E, para encerrar, deixo uma de suas célebres frases, que tornou-se verdadeira para mim, enquanto escritora deste blog:

A melhor hora para planejar um livro é enquanto lava-se a louça.

(Agatha Christie)

bigPhoto_0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.