terça-feira, 22 de março de 2011

Pessoas a nossa volta.

Cada um pode dar apenas o que possui.

mão e rosa

Tantas vezes nos decepcionamos com o que fazem ou dizem para nós... Ou dizem de nós! Esperamos demais. Mais do que poderiam dar… Afinal as pessoas são imperfeitas! Nós também.

Certas pessoas ocupam um lugar na vida da gente e temos que nos relacionar de alguma forma com elas. Nem sempre escolhemos tê-las por perto. Estão por algum motivo externo: alunos, professores, chefia, colegas de trabalho, vizinhos, parentes. Nesta lista não estão os amigos nem os amores. Estes sim, são escolhidos por nós.

Pessoas são o resultado do que pensam, do que aprenderam, do que valorizam, de como foram educadas, do que acreditam. Cada ser humano é único. Há anos dizemos que “gosto não se discute”, e isso é bem verdade! Não se discute porque não existe um único gosto comum a todos. Ao contrário, tem gente que gosta de jiló (tão amargo!), detesta batata frita, odeia chocolate. Vai entender…

Tem gente que detesta criança, adora funk e prefere ouvir no mais alto volume. Doa a quem doer! Tem gente que ama andar de avião… Ai… ai!

Mas uma coisa é mesmo certa: cada um dá apenas o que possui. Não cobre demais. Aceite as imperfeições. Tire por menos. O silêncio, muitas vezes, é a melhor resposta.

Sofra menos com as decepções. Diminua suas expectativas. Apenas aceite seu semelhante. Especialmente aquele com quem você tem que conviver, independente de sua vontade. Escolha, sim, seus amigos. Aqueles que têm afinidades com você. Que comem galinha com quiabo juntos e acham uma delícia! Que assistem o mesmo filme duas sessões seguidas para pegarem todos os detalhes! Que trocam figurinhas, selos e sonhos!

Aos amigos doamos nosso melhor. Perdoamos infinitas vezes. Amigos são pessoas especiais. Amizade é o amor que permanece. Não precisa haver sedução contínua, nem cobrança, nem presença que sufoca. Amigo é, e sempre será, amigo de verdade. Se deixou de ser é porque nunca foi!!!

“Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."
(W. Shakespeare)

image001 (1)

Dedico esse texto aos meus amigos e amigas de verdade, irmãos e irmãs de alma. Vocês fazem minha vida valer a pena. Com vocês eu posso pensar em voz alta. Ou escrever.

2 comentários:

  1. Isso é uma grande verdade Denise... nunca podemos esperar das pessoas aquilo que quase sempre exigimos de nós mesmos, a perfeição. Como diz aquela sábia frase: não podemos cobrar das pessoas o que elas não aprenderam.... vários sentimentos se incluem, agora, falta de caráter está fora disso.....

    ResponderExcluir
  2. Poxa... que texto, quantas verdades expostas aqui, adorei esta leitura, foi algo muito presente em minha vida, amigos, pessoas, conhecidos, amores, porque nao inimigos, estao ai todos a volta de nós. devo refletir um pouco mais este assunto.

    obrigado pela possibilidade de iniciar aqui.

    abraço querida.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.