quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Ou Isto ou Aquilo"

O dia seguinte. Reencontrar os amigos da escola... Ressaca na alma. Infinitas vezes as mesmas explicações. Em cada uma delas, a dor presente. Que eu sofra nesse momento, pois levarei no coração essas memórias! Tudo enfim acabará.
Em meio a maturidade desse instante, lembro-me de uns versos infantis, tão oportunos:

Ou Isto ou Aquilo
(Cecília Meirelles)

"Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinque, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo."


Estou feliz, embora apreensiva. Acho natural. Sou sentimental, confesso. Apegada. Nada cigana. Talvez por isso sofra assim... Mas acima de tudo tenho fé e ela me aquece por inteira!



(...)"E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também."

(Oswaldo Montenegro)

2 comentários:

  1. É uma dor amargante. Como se alguma coisa intalasse neh, De?
    Já passei por isso. Vim embora de São Paulo para 600Km longe. Sem lenço, sem documento mesmo. Sem conhecer nem o caminho.
    Mas, cheguei.
    A compreendo perfeitamente. Também não tenho alma cigana. Tanto que não quero ir embora. Mas coloco meu futuro nas mãos de Deus, e se um dia tiver que ir, eu vou. Mas já aviso que vou sofrendo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. A vida tenta ensinar-me desde muito pequena a seguir... apesar do que ficou, mas é difícil aprender. Sempre sinto muito todas as despedidas, todas as partidas, o "daqui pra frente vai ser diferente".
    Com tudo consegui aprender algo bem surpreendente: sempre que fui...fiquei muito melhor e isso tem ajudado a seguir sempre o melhor caminho permitido a mim naquele instante. Vai com fé!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.