quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Havia uma pedra no nosso caminho. Havia? Ainda há.

Recebi da minha amiga Regina Helena, de Oswaldo Cruz, SP, um texto bem legal, daqueles que fazem a gente pensar. Reproduzirei apenas parte dele.


"A Pedra
O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a
mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra,
mas no homem!" (...)
(Autor Desconhecido)


Fiquei pensando... Tudo isso é bem verdadeiro.
Pessoas diferentes reagem de modo diverso frente ao obstáculo. 
Com certeza, algumas pessoas parariam diante da pedra e estariam lá até hoje, imobilizadas, estagnadas, sem iniciativa alguma de propor qualquer solução para superação do problema. São assim em tudo que fazem. Conheço várias assim.
Entretanto, haveria outras que aproveitariam a situação para se autopromover. Fariam um estardalhaço. Começariam colocando a culpa no Lula. E continuariam culpando a Dilma, que ainda nem assumiu. Entrariam nas salas urrando, rindo alto e se vangloriando pelo modo como tinham superado o obstáculo. Coitadas! Também conheço várias, infelizmente.
Poderia ficar aqui horas descrevendo como pessoas diferentes reagiriam de maneiras diferentes frente à situação dada. Mas não é esse o enfoque que quero salientar.


Penso, que a vida é uma sucessão de pedras colocadas no nosso caminho. Algumas delas por nós mesmos!  Como num vídeogame, precisamos pular obstáculos, enfrentar inimigos e "chefões", ganhar recompensas, fugir, saltar, correr... sobreviver!  Muda o ritmo; às vezes mais calmo, outras vezes, acelerado. Mas não nos é permitido sentar à beira do caminho e simplesmente ignorar nossa trajetória. 


Tão bom quando não fazemos esse percurso sozinho! Amigos, parentes, amores, parceiros! Cúmplices de caminhada. Dividimos com eles nossa felicidade. Ser feliz é ser capaz de continuar no jogo, animado, confiante. Felicidade não está na chegada, mas no modo como fazemos o percurso.


Foram tantas pedras no meu caminho! Que bom! Por isso estou aqui: dura, firme, sólida, um pouco mais sábia, consolidada e solidificada por tantas experiências. Posso dizer sem culpa: SOU FELIZ! 


Pense bem, antes de reclamar dos seus obstáculos. São eles que lhe tornam uma pessoa melhor!

Um comentário:

  1. Cúmplices de caminhada..."Que as pedras do meu caminho
    Meus pés suportem pisar
    Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar..." É adorei esse espaço...Acho que vou ficar por aqui agora, sentado em uma pedra!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.